SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Drawing as symbolic resource in a child psychological treatment of atopic dermatitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

STRAVOGIANNIS, Andrea Lorena et al. Avaliação neuropsicológica e diagnóstico diferencial de transtorno afetivo bipolar e transtorno de conduta: um estudo de caso. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.2, pp. 02-17. ISSN 2175-3547.

Objetivo: Descrever estudo de caso de uma menina de 10 anos encaminhada para avaliação neuropsicológica para esclarecimento de diagnóstico diferencial (transtorno de conduta, transtorno bipolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade). Método: A criança foi avaliada em 5 sessões. Foram coletados dados com os pais e com a coordenadora pedagógica da escola. O protocolo foi composto por testes e tarefas que compreendiam: funcionamento intelectual, memória, flexibilidade cognitiva, funções executivas através da Escala Wechsler de Inteligência para crianças, Figura Complexa de Rey, Teste Stroop, Trail Making Test, Torre de Hanói, Escala SNAP-IV e Escala de Transtorno do Déficit de Atenção para professores - TDAH. Resultados: Os resultados mostraram indícios do transtorno de conduta, assim como prejuízo no desempenho cognitivo, habilidades acadêmicas e ainda rebaixamento das funções executivas. Conclusão: A paciente apresenta funcionamento intelectual limítrofe, traços do transtorno de conduta e bipolaridade. O diagnóstico de TDAH não pode ser confirmado.

Keywords : Transtorno de conduta; Avaliação neuropsicológica; Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License