SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O desenho como recurso simbólico no tratamento psicológico de uma criança com dermatite atópica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

STRAVOGIANNIS, Andrea Lorena et al. Avaliação neuropsicológica e diagnóstico diferencial de transtorno afetivo bipolar e transtorno de conduta: um estudo de caso. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.2, pp. 02-17. ISSN 2175-3547.

Objetivo: Descrever estudo de caso de uma menina de 10 anos encaminhada para avaliação neuropsicológica para esclarecimento de diagnóstico diferencial (transtorno de conduta, transtorno bipolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade). Método: A criança foi avaliada em 5 sessões. Foram coletados dados com os pais e com a coordenadora pedagógica da escola. O protocolo foi composto por testes e tarefas que compreendiam: funcionamento intelectual, memória, flexibilidade cognitiva, funções executivas através da Escala Wechsler de Inteligência para crianças, Figura Complexa de Rey, Teste Stroop, Trail Making Test, Torre de Hanói, Escala SNAP-IV e Escala de Transtorno do Déficit de Atenção para professores - TDAH. Resultados: Os resultados mostraram indícios do transtorno de conduta, assim como prejuízo no desempenho cognitivo, habilidades acadêmicas e ainda rebaixamento das funções executivas. Conclusão: A paciente apresenta funcionamento intelectual limítrofe, traços do transtorno de conduta e bipolaridade. O diagnóstico de TDAH não pode ser confirmado.

Palavras-chave : Transtorno de conduta; Avaliação neuropsicológica; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License