SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Avaliação neuropsicológica e diagnóstico diferencial de transtorno afetivo bipolar e transtorno de conduta: um estudo de casoPacientes com limitação na comunicação verbal: prática do psicólogo na UTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

PEREIRA, Jacqueline da Silva  e  BARBOSA, Mary Ellen Dias. O desenho como recurso simbólico no tratamento psicológico de uma criança com dermatite atópica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.2, pp. 18-41. ISSN 2175-3547.

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória e crônica da pele, com prevalência maior na infância e pode afetar significativamente o indivíduo em diversos âmbitos. Na esfera psíquica pode ocorrer a diminuição da autoestima, sintomas ansiosos e até a depressão. Este trabalho teve como objetivo analisar o desenho como recurso simbólico em uma paciente de 11 anos com diagnóstico de DA em acompanhamento psicológico em um centro de referência no tratamento de doenças imunológicas. A hipótese diagnóstica foi de um complexo materno negativo associado a uma personalidade ansiosa. Com base nos resultados foi possível verificar o desenho como recurso importante na compreensão do complexo da paciente, assim como expressão simbólica das angústias, medos, ansiedades, ressignificando-os. Verificou-se também a emersão de recursos psíquicos saudáveis, configurando-se como ferramenta importante no tratamento psicológico. Desta forma, o desenho mostrou-se valioso no acesso ao psiquismo da paciente, no entendimento da doença e suas repercussões.

Palavras-chave : Psicologia; Teoria Junguiana; Dermatite atópica; Inconsciente; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License