SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O desenho como recurso simbólico no tratamento psicológico de uma criança com dermatite atópicaEstresse e coping em vítimas de acidente de trânsito hospitalizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ORTIZ, Bruna Rafaela de Assis; GIGUER, Fabiana Faria  e  GRZYBOWSKI, Luciana Suárez. Pacientes com limitação na comunicação verbal: prática do psicólogo na UTI. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.2, pp. 42-62. ISSN 2175-3547.

Este estudo tem por objetivo apresentar recursos técnicos e manejos utilizados por psicólogos na UTI, com pacientes impossibilitados de se comunicar verbalmente. Foi realizada uma revisão integrativa de artigos da literatura nacional nas bases PePSIC, SciELO e LILACS, sobre os recursos utilizados por psicólogos em sua prática com pacientes nestas condições. Utilizou-se dos descritores Psicólogo, Psicologia Hospitalar, Terapia Intensiva. Encontraram-se 1117 artigos, restando quatro para análise, após aplicação dos critérios de exclusão. Complementou-se a pesquisa com a inclusão de livros nacionais sobre Psicologia Hospitalar. Encontrou-se dez livros, incluindo-se seis que apresentaram capítulos com o foco deste trabalho. Observou-se a indicação de instrumentos técnicos de apoio, de códigos de comunicação e uso da expressão corporal, além da necessidade de maior comunicação entre equipe e familiares, como recursos interventivos. Contudo, existem poucas publicações sobre o tema abordado, o que exige maior criatividade do psicólogo para trazer alívio às angústias destes pacientes.

Palavras-chave : UTI; Psicologia; Comunicação não verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License