SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Pacientes com limitação na comunicação verbal: prática do psicólogo na UTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ALVES, Ludmila Minarini  e  LOPES, Ederaldo José. Estresse e coping em vítimas de acidente de trânsito hospitalizadas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.2, pp. 63-84. ISSN 2175-3547.

Os acidentes de trânsito (AT) e as hospitalizações consequentes destes são situações potencialmente estressantes. Situações estressantes exigem das vítimas a mobilização de estratégias de enfrentamento (Coping). Este estudo verificou a relação entre estresse e coping em vítimas de AT hospitalizadas. A amostra foi composta por 10 sujeitos hospitalizados. Foram aplicados o Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. A maioria dos participantes (80%) apresentava índice de estresse relevante, se dividindo entre 50% na fase de resistência, 10% na fase de quase exaustão e 20% na fase de exaustão. No grupo de pacientes que apresentaram estresse, o coping do tipo fuga/esquiva apresentou correlação positiva significativa com nível de estresse (rho=0,835). Sugere-se que as equipes de saúde atuem junto aos pacientes incentivando o enfrentamento mais funcional da situação.

Palavras-chave : Acidente de Trânsito; Estresse; Coping.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License