SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Grupo terapêutico de apoio psicológico para crianças em habilitação/reabilitação visual: contribuições ao desenvolvimento social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

LIMA, Adrielle Maia; RIBEIRO, Sâmia Karine Moraes; FERREIRA, Maria Juliana de Morais  e  MESQUITA, Carolina Roseli de Sousa. O psicólogo na comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos: relato de experiência. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2017, vol.15, n.1, pp. 02-23. ISSN 2175-3547.

O artigo visa descrever as atividades realizadas por uma Psicóloga Residente na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de um hospital de referência em urgência e emergência na cidade de Fortaleza/CE. Trazendo um estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, utilizou como estratégia para a coleta de dados a observação participante. Para a análise dos dados obtidos nas experiências vividas foi elaborado um quadro descritivo contendo o registro das atividades efetuadas no mês de setembro de 2016. A vivência foi distribuída em quatro categorias com o intuito de promover aproximação entre a teoria e a realidade prática vivenciada. Concluiu-se que o psicólogo, como integrante da CIHDOTT, propicia o luto saudável e fornece aos demais profissionais um espaço de acolhida para suas limitações, além de promover o vínculo entre equipe e família, favorecendo canais de comunicação e minimizando conflitos.

Palavras-chave : Psicologia; Acolhimento; Equipe de assistência ao paciente; Obtenção de órgãos e tecidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License