SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O psicólogo na comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos: relato de experiênciaA influência da família no tratamento de pacientes com doenças crônicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

SILVA, Andrea Oliveira da et al. Grupo terapêutico de apoio psicológico para crianças em habilitação/reabilitação visual: contribuições ao desenvolvimento social. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2017, vol.15, n.1, pp. 24-42. ISSN 2175-3547.

O objetivo do estudo foi avaliar contribuições do grupo terapêutico de apoio psicológico para o desenvolvimento social de crianças em serviços de habilitação/reabilitação visual. Participaram do presente  estudo cinco crianças, com idades entre dois e três anos, do sexo masculino, diagnosticadas com deficiência visual. Os participantes dos grupos obtiveram intervenções com uso de instrumentos lúdicos por um período de dois meses. Aos responsáveis foram aplicados o Questionário de Função Visual Infantil em duas etapas, antes e após dois meses dos grupos. O grupo terapêutico se mostrou uma modalidade de intervenção eficaz para o desenvolvimento social e qualidade de vida das crianças avaliadas, as quais passaram a apresentar comportamentos pró-sociais e aprendizagem vicária com impacto satisfatório na família, tratamento e personalidade.

Palavras-chave : Baixa visão; Reabilitação visual; Socialização; Desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License