SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Grupo terapêutico de apoio psicológico para crianças em habilitação/reabilitação visual: contribuições ao desenvolvimento socialAspectos emocionais do luto e da morte em profissionais da equipe de saúde no contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

BROTTO, Aline Maran  e  GUIMARAES, Ana Beatriz Pedriali. A influência da família no tratamento de pacientes com doenças crônicas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2017, vol.15, n.1, pp. 43-68. ISSN 2175-3547.

A influência da família no tratamento de pacientes com doenças crônicas é um tema bastante relevante, em especial no que se refere às diferenças culturais e na forma de aceitar/viver com a doença. O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência da família no tratamento de pacientes com doenças crônicas, analisando as características psicológicas, e as estratégias de enfrentamento que a família e paciente utilizam para lidar com esta realidade. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica de publicações em português no período entre 2007 a 2016. Concluiu-se que o paciente doente crônico tende a não adoecer sozinho, a sua família adoece junto. Percebe-se que a família mobiliza-se para vivenciar este momento, enfrentar os problemas que se relacionam diretamente com a dinâmica familiar, e a partir disso, são criadas e buscadas estratégias para conviver com a doença, para que a aceitação da doença e as perdas que esta possa trazer, sejam contornadas e o sujeito doente crônico possa viver com a doença de maneira  mais funcional possível em sua atual realidade.

Palavras-chave : Doença crônica; Família; Influência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License