SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O discurso histérico e suas repercussões no processo de hospitalização: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

IBIAPINA, Ivone Silva Mariz; SANTOS JUNIOR, Randolfo dos; GRANDIZOLI, Mariana Vidotti  e  GARCIA, Viviane Cristina Bianchi. Autoeficácia e indicadores de ansiedade e depressão em pacientes com câncer. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2018, vol.16, n.1, pp. 02-17. ISSN 2175-3547.

A autoeficácia é um conjunto de crenças do indivíduo em exercer controle sobre seu próprio funcionamento e sobre os eventos que afetam sua vida. Essa variável afeta a resiliência à adversidade e a vulnerabilidade à depressão. O presente estudo identifica e correlaciona os indicadores de autoeficácia, ansiedade e depressão de pacientes em tratamento oncológico. Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos e psicossociais de 100 pacientes, abordados na hospitalização, quimioterapia e consulta ambulatorial de um hospital de alta complexidade. A amostra contemplou pacientes com idade média de 55 anos, 64% do sexo feminino, tempo de diagnóstico com média de 2,97 anos. Neste estudo, 24% dos participantes apresentaram indicadores de ansiedade, 27% indicadores de depressão e, na autoeficácia, foram identificados indicadores elevados (média de 39,7). Concluiu-se que a baixa autoeficácia evidencia um aumento nos indicadores de ansiedade e depressão em pacientes oncológicos. O suporte afetivo pode ser um fator de proteção durante o tratamento.

Palavras-chave : Câncer; Autoeficácia; Ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License