SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Autoeficácia e indicadores de ansiedade e depressão em pacientes com câncerPercepção dos enfermeiros frente ao paciente com comportamento suicida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

PEREIRA, Rafaela Parga Martins  e  KAMIKAVA, Débora Yumi F.. O discurso histérico e suas repercussões no processo de hospitalização: um estudo de caso. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2018, vol.16, n.1, pp. 18-42. ISSN 2175-3547.

A Doença Arterial Obstrutiva afeta o fluxo sanguíneo nas artérias, causando dor. Dor é uma experiência subjetiva, afetada pelas vivências do indivíduo. No hospital, os pacientes buscam solução para seu sintoma e sofrimento, no entanto, por vezes, trata-se de questões que escapam à racionalidade médica. Este estudo de caso pretende identificar e descrever o vínculo social estabelecido por uma paciente, e suas repercussões, durante hospitalização. Foram realizados dez atendimentos psicológicos com a paciente e discussões do caso com a equipe. O modo de a paciente estabelecer vínculo social, através do discurso histérico, gerou repercussões em sua hospitalização, provocando na equipe constante busca pela produção de saber sobre seu sintoma e na paciente insatisfação com as soluções oferecidas. Os atendimentos ofereceram lugar para o aspecto subjetivo do sintoma da paciente, iniciando assim a elaboração de uma questão.

Palavras-chave : Hospitalização; Psicanálise; Dor; Histeria; Sintomas psíquicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License