SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O discurso histérico e suas repercussões no processo de hospitalização: um estudo de casoConvivendo com uma nova realidade: revisão sistemática da literatura sobre as experiências dos irmãos de crianças com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

BRITO, Daniella de; ARSUFI, Juliana de Souza; SOUSA, Bárbara de Oliveira Prado  e  PRETO, Vivian Aline. Percepção dos enfermeiros frente ao paciente com comportamento suicida. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2018, vol.16, n.1, pp. 43-66. ISSN 2175-3547.

O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção e os sentimentos dos enfermeiros de uma unidade hospitalar e unidade de emergência frente ao comportamento suicida. Para tanto, foi realizada a pesquisa de natureza qualitativo-descritiva, desenvolveu-se por meio de um questionário estruturado e aplicado a 10 enfermeiros das unidades descritas. Os resultados revelam que alguns enfermeiros ainda culpabilizam a família pelo comportamento suicida. Também relacionam esse comportamento ao aumento de suas taxas ao sofrimento psíquico, pré-existência de transtornos mentais, uso de substâncias e isolamento social. A falta de estrutura e de qualificação profissional também é indicada como aspecto essencial para melhora da assistência. As principais contribuições deste estudo se referem a identificar a percepção dos enfermeiros diante do comportamento suicida, destacando a falta de preparo profissional e estruturas assistenciais que geram sentimentos negativos nos profissionais, observando a necessidade de novas estratégias de abordagem ao tema, resultando em maior qualificação profissional.

Palavras-chave : Enfermagem; Suicídio; Tentativa de Suicídio; Hospital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License