SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Percepção dos enfermeiros frente ao paciente com comportamento suicida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

GIESTA, Daniele Mariante; AZAMBUJA, Thamy de Oliveira  e  MOREIRA, Mariana Calesso. Convivendo com uma nova realidade: revisão sistemática da literatura sobre as experiências dos irmãos de crianças com câncer. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2018, vol.16, n.1, pp. 67-89. ISSN 2175-3547.

O câncer infantil traz muitos desafios, transformando tanto a vida da criança que adoece, quanto a de todo sistema familiar. O estudo realizou uma revisão sistemática da literatura sobre as experiências dos irmãos de crianças com câncer buscando compreender suas vivências desde o diagnóstico. A pesquisa de artigos publicados entre 2012 e 2017 nas bases de dados Medline, Lilacs, Scopus, Science Direct, Pubmed e Scielo revelou 17 estudos relevantes de diferentes delineamentos, porém, não foi encontrado nenhum estudo brasileiro sobre a temática. A análise das publicações identificou três principais eixos abordados pelos autores: desempenho escolar, funcionamento familiar e sentimentos dos irmãos. Os dados indicam que os irmãos sofrem consequências significativas em relação à doença, percebidas em sua maioria como negativas, ainda que identifiquem também potenciais de crescimento. Portanto, evidencia-se a necessidade de ampliar as intervenções e pesquisas direcionadas a essa população, para que sejam atendidas efetivamente as suas necessidades psicossociais.

Palavras-chave : Câncer; Infância; Irmãos; Família; Oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License