SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Caracterização de mães de crianças cardiopatas congênitas internadas em uma UTI pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

COIRO, Camila da Luz  e  RUSCHEL, Patricia Pereira. Ansiedade e dor no pós-operatório de cirurgia cardíaca: existe diferença entre os gêneros?. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2019, vol.17, n.1, pp. 02-16. ISSN 2175-3547.

O estudo apresenta reflexões a partir de uma pesquisa realizada com pacientes internados em um hospital especializado em cardiopatias, na região sul do país, com amostra composta por indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, em recuperação cirúrgica. A cirurgia cardíaca ainda é a intervenção mais escolhida em muitos casos de cardiopatias, apesar do avanço no tratamento clínico da doença nos últimos anos e do advento da abordagem minimamente invasiva (Dessotte, Rodrigues, Furuya, Rossi, & Dantas, 2016).  O objetivo deste trabalho é identificar se existe diferença entre os gêneros nos índices de ansiedade e dor durante o período pós-operatório. Nessa pesquisa quantitativa e transversal foram aplicados um questionário sociodemográfico, uma entrevista fechada sobre o adoecimento, o Inventário Beck de Ansiedade e a Escala Visual Numérica da Dor. Foram entrevistados 88 pacientes no período pós-operatório de cirurgia cardíaca. Não se constatou diferenças significativas quando comparadas as amostras.

Palavras-chave : Cirurgia Cardíaca; Ansiedade; Dor; Gênero; Pós-Operatório.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License