SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Caracterização de mães de crianças cardiopatas congênitas internadas em uma UTI pediátricaContos de fada: espelhos da psique refletidos na intervenção psicológica com crianças hospitalizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

OKUMURA, Iris Miyake  e  DORO, Maribel Pelaez. Tramas do inconsciente: surto psicótico pela abordagem analítica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2019, vol.17, n.1, pp. 34-54. ISSN 2175-3547.

O tratamento hematológico pode implicar em processo longo e invasivo, como é o transplante de medula óssea. Ainda que proposto com intenções curativas, intercorrências clínicas causam impactos na saúde física, psicológica e emocional do indivíduo. Este artigo é um relato de experiência profissional e objetivou descrever a psicogênese de um episódio de surto psicótico, cujos conteúdos manifestos foram analisados pelo referencial teórico da Psicologia Analítica. Diante de situações que extrapolaram a capacidade de ressignificação do paciente, conteúdos inconscientes emergiram quiçá em busca de uma reintegração da compreensão simbólica perdida. De um modo próprio e singular de ser, vivenciou conflitos com conteúdos beligerantes sobre crenças e valores oriundos da sua psique e de um contexto sociocultural inóspito, que dificultaram o processo de desenvolvimento pessoal. A intervenção psicológica possibilitou a integração de aspectos conscientes e inconscientes cindidos, sobretudo na relação negativa com o feminino (anima) e a doutrina religiosa.

Palavras-chave : Psicologia clínica; Transtornos psicóticos; Transplante de medula óssea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License