SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Tramas do inconsciente: surto psicótico pela abordagem analíticaO luto dos profissionais de saúde na oncologia pediátrica em uma perspectiva fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ZAMPIROM, Keila  e  DORO, Maribel Pelaez. Contos de fada: espelhos da psique refletidos na intervenção psicológica com crianças hospitalizadas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2019, vol.17, n.1, pp. 55-80. ISSN 2175-3547.

Este artigo investigou os efeitos do recurso psicoterapêutico dos contos de fada na intervenção psicológica com crianças submetidas ao transplante de células hematopoiéticas, entre o período de fevereiro a outubro de 2016. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de paradigma junguiano, com a modalidade de pesquisa em Psicologia Clínica. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada com os cuidadores primários; dez livros de diferentes contos de fadas e o desenho livre. A análise do material coletado foi através do método do processamento simbólico arquetípico. Participaram da pesquisa vinte crianças e seus respectivos cuidadores primários. Os resultados indicaram seis categorias de análise. Optou-se em discutir a categoria do arquétipo da “Grande Mãe”, a partir de dois contos de fada que ilustram com maior profundidade os conteúdos simbólicos em torno dessa temática. Conclui-se que o recurso dos contos de fada contribui para aprimorar e qualificar as intervenções psicológicas com crianças hospitalizadas.

Palavras-chave : Contos de Fadas; Intervenção Psicológica; Psicologia Analítica; Criança Hospitalizada; Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License