SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Contos de fada: espelhos da psique refletidos na intervenção psicológica com crianças hospitalizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

SILVA, Rosenir Maria da; MOTTA E SILVA, Maria Thereza  e  FELIX, Jullyane Renata Lopes. O luto dos profissionais de saúde na oncologia pediátrica em uma perspectiva fenomenológica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2019, vol.17, n.1, pp. 81-101. ISSN 2175-3547.

A morte no século XX adquiriu no contexto hospitalar a conotação de inimiga e fracasso, assumindo uma cultura de negação vigente na época e que perdura até os dias atuais. A atuação dos profissionais de saúde na oncologia pediátrica é atravessada pelo processo de morte e do morrer. Este estudo pretende compreender as experiências de luto vividas pelos profissionais de saúde diante das perdas de seus pacientes, através da abordagem qualitativa, descritiva do tipo fenomenológica, seguindo o modelo de Giorgi (1985). Foi desenvolvido no Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Pernambuco, Brasil. Da análise da linguagem das profissionais suscitaram as seguintes categorias temáticas: vínculos e envolvimento emocional, sentimentos de impotência diante do sofrimento, impactos na saúde psíquica e recursos de enfrentamento. Dessa forma, este trabalho, enquanto amplia as compreensões a respeito da intensa vivência do luto, também corrobora para auxiliar os profissionais em sua profunda jornada.

Palavras-chave : Luto; Pessoal de saúde; Psico-oncologia; Pediatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License