SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A forma escolar e a produção das disciplinas escolares como objeto de investigação sócio-histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escritos sobre Educação

versão impressa ISSN 1677-9843

Resumo

DUMONT, Adilson  e  PRETO, Édison Luis de Oliveira. A visão filosófica do corpo. Escritos educ. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 7-11. ISSN 1677-9843.

Observando como a "modernidade" apresenta o corpo humano, faz-se necessário refletir sobre esta corporeidade a partir da influência filosófica greco-romana, a transição do mundo helênico-cristão - abordagens da modernidade como gênese da visão emancipada da corporeidade hoje. A percepção do corpo subjetivo que temos hoje, em pleno terceiro milênio, possui como gênese duas vertentes que perpassam a concepção de ser humano: a abordagem idealista e a tendência materia-lista. Neste ensaio, tentaremos refletir sobre a construção e evolução desta corporeidade, contextualizando-a no mundo globalizado onde o corpo passa a ser "produto mecanizado e mercadológico". Este breve estudo nos auxiliará na compreensão histórica forjada na civilização ocidental, percebendo-se na "modernidade", uma perda de identidade diante das possibilidades tecnológicas e da alienação humana.

Palavras-chave : Physis; Corporeidade humana; Plato-nismo; Dualismo psicofísico; Filosofia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License