SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A visão filosófica do corpoTempos escolares: implantação de horários em bloco em escolas da zona rural de Três Corações - MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escritos sobre Educação

versão impressa ISSN 1677-9843

Resumo

LEITE, Ângelo Filomeno Palhares. A forma escolar e a produção das disciplinas escolares como objeto de investigação sócio-histórica. Escritos educ. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 12-22. ISSN 1677-9843.

Este artigo foi elaborado a partir de um capítulo de a dissertação de mestrado defendida em 2005 no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas, e intitulada: A Formação da cultura filosófica escolar mineira no século XIX - uma filosofia de compêndio: um estudo sobre a disciplina de filosofia no Liceu Mineiro (1854-1890). A pesquisa sobre o tema teve o intuito de subsidiar teoricamente a dissertação, que foi um trabalho de reconstituição histórica do ensino de filosofia no Liceu Mineiro, importante estabelecimento escolar de instrução secundária em Minas Gerais no século XIX, da data de sua criação, em 1854, até 1990, quando não só muda de nome, para Ginásio Mineiro, como a disciplina de filosofia deixa de fazer parte de seu currículo. Apresentamos no texto, de forma sucinta, a análise realizada do conceito de forma escolar, a partir de um trabalho de Vincent; Lahire & Thin (2001), e de sua importância para uma investigação em história das disciplinas escolares.

Palavras-chave : Forma escolar; História das disciplinas escolares; Currículo; Cultura escolar e Sócio-história.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License