SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A forma escolar e a produção das disciplinas escolares como objeto de investigação sócio-históricaDesigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escritos sobre Educação

versão impressa ISSN 1677-9843

Resumo

SANGUINETTO, Evandro de Castro  e  SANTOS, Maria Terezinha C. T.. Tempos escolares: implantação de horários em bloco em escolas da zona rural de Três Corações - MG . Escritos educ. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 23-38. ISSN 1677-9843.

O artigo descreve a evolução do trabalho de implantação de Horários em Bloco (100 a 250 minutos), substituindo os horários seriados (50 minutos), em duas escolas da zona rural de Três Corações - MG. Adotando processo dialógico e de planejamento e avaliação participativos, apresenta o longo caminho de persuasão e convencimento do coletivo escolar para a experimentação de uma nova proposta: a necessidade de revermos os tempos escolares como um dos pilares que nos mantém atados a velhas estruturas que já não respondem às necessidades da atualidade. Apresenta ainda os resultados de pesquisa feita com professores após período de experimentação do horário proposto nas últimas semanas de 2005, o que permitiu sua implantação desde o início das aulas em 2006. Os resultados iniciais foram bastante promissores em relação aos possíveis caminhos para o avanço da educação no país e a "reforma do pensamento", como propõe Morin. Com a modificação dos tempos escolares temos facilitada a superação de estruturas mentais lineares, cartesianas, reducionistas e fracionadas conduzindo em direção à liberdade, criatividade, complexidade, visão sistêmica, organicidade, sentido e pertinência do conhecimento.

Palavras-chave : Ecoeducação; Tempo escolar; Horários em bloco; Planejamento participativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License