SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Tempos escolares: implantação de horários em bloco em escolas da zona rural de Três Corações - MGFontes primárias de documentação para a história da psicologia e história da educação: constituição do acervo do serviço de orientação e seleção profissional - SOSP (1949-1994) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escritos sobre Educação

versão impressa ISSN 1677-9843

Resumo

GUZZO, Raquel Souza Lobo  e  EUZEBIOS FILHO, Antonio. Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos educ. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 39-48. ISSN 1677-9843.

A inserção em duas escolas públicas na cidade de Campinas (SP) permitiu a elaboração de algumas questões sobre a relação entre Educação e desigualdade social. Neste sentido, a primeira parte deste artigo discute o impacto do capitalismo na situação atual do sistema educacional. Nota-se que a Educação se consolidou como um dos pilares da estrutura social vigente e, assim, forjou-se como um elemento de sustentação da desigualdade social. Uma das contribuições para a mudança deste quadro, refere-se à opção dos professores em assumir uma prática (política) pedagógica não dominante. Dessa forma, a segunda parte deste trabalho atenta para alguns desafios da classe docente, com vista à elaboração de estratégias coerentes com a proposta da Educação Emancipadora, que visa, em última instância, desenvolver a autonomia e a consciência crítica das pessoas.

Palavras-chave : Desigualdade social; Educação emancipadora e Consciência crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License