SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escritos sobre Educação

versão impressa ISSN 1677-9843

Resumo

CAMPOS, Regina Célia Pereira; SILVA, Lívia Duarte  e  SILVA, Rafiza de Andrade. Fontes primárias de documentação para a história da psicologia e história da educação: constituição do acervo do serviço de orientação e seleção profissional - SOSP (1949-1994). Escritos educ. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 49-55. ISSN 1677-9843.

Este artigo pretende comunicar à comunidade científica e demais interessados a presença de novas fontes documentais sobre a História da Psicologia e História da Educação em Minas Gerais. Trata-se de um grande volume de documentos, laudos, testes e provas, originadas de orientações e seleções profissionais do Serviço de Orientação e Seleção Profissional - SOSP. O SOSP funcionou nas dependências do Instituto de Educação de Minas Gerais, no período de 1949 a 1994, e, nesta dada, foi transformado em CENPA - Centro de Psicologia Aplicada ao ser incorporad o pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Os dados preliminares encontrados estão sendo classificados e indexados no banco de dados da pesquisa.

Palavras-chave : História da Psicologia; História da Educação; Orientação Ptofissional e Seleção Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License