SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Investigation tasks in an undergraduate course for teachers in the initial cycles of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escritos sobre Educação

Print version ISSN 1677-9843

Abstract

COSTA, Adinete Sousa da  and  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicólogo escolar e educação infantil: um estudo de caso. Escritos educ. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 05-12. ISSN 1677-9843.

O presente estudo tem como objetivo conhecer e refletir acerca das funções desenvolvidas por um Psicólogo Escolar que atua no contexto da Educação Infantil. Foram analisados 40 diários de campo de uma profissional, inserida em uma proposta de intervenção preventiva, denominada projeto "Vôo da águia: prevenindo problemas sócio-emocionais e promovendo saúde", desenvolvida em uma creche municipal situada na cidade de Campinas. Os resultados evidenciaram sete funções direcionadas à prática preventiva do Psicólogo Escolar: contato com os profissionais da escola e com os pais sobre a criança; acompanhamento do desenvolvimento da criança na escola; escuta da equipe pedagógica; participação das atividades desenvolvidas na escola com as educadoras; acompanhamento e orientação às estagiárias de psicologia na escola; suporte às educadoras na rotina escolar; conhecimento do espaço físico, rotina e os funcionários da escola.

Keywords : Psicólogo escolar; Educação infantil; Intervenção preventiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License