SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Inclusão educacional para pessoas portadoras de deficiência: um compromisso com o ensino superiorSujeito: uma organização complexa? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Escritos sobre Educação

versión impresa ISSN 1677-9843

Resumen

JEBER, Leonardo José. Educação pela autonomia através da auto-regulação: uma perspectiva reichiana. Escritos educ. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 26-32. ISSN 1677-9843.

Este texto apresenta uma relação entre o conceito de autonomia, como o principal objetivo a ser alcançado na formação educacional, e o conceito de auto-regulação, extraído da teoria da psicologia política de Wilhelm Reich. Auto-regulação é capacidade biológica e natural que revela nosso potencial para o desenvolvimento da autonomia. O texto mostra que, a partir dessa referencia à lei natural de funcionamento da vida no individuo, é que se pode compreender a idéia de uma organização social baseada nos fluxos da natureza humana, pois o respeito a esses fluxos é condição necessária a uma cultura que almeje reconhecer os indivíduos que a compõem. O texto apresenta o trabalho de Reich no sentido de integrar os processos biológico-naturais e sociais, tentando superar a dicotomia natureza e cultura e propor uma relação dinâmica entre individuo e sociedade.

Palabras clave : Educação; Educação física; Autonomia; Auto-regulação; Teoria reichiana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License