SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1The changes of genetic cognitive psychology and of genetic epistemologySome linkages between psychology and religion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

OTTA, Emma  and  SARRA, Simone. Um estudo sobre o sorriso e o riso em crianças de quatro a cinco anos. Psicol. USP [online]. 1990, vol.1, n.1, pp. 13-24. ISSN 1678-5177.

O sorriso foi mais estudado que o riso e ambos foram focalizados especialmente em bebês, no contexto de interação com a mãe. No nosso estudo, focalizamos um grupo de crianças maiores (4-5 anos), em interação entre si. Seguindo a sugestão de CHEYNE (1976) diferenciamos três tipos de sorriso: sem exposição dos dentes, com exposição dos dentes superiores e com exposição dos dentes superiores e inferiores. Acrescentamos na análise, o riso, que não foi examinado por este autor. Observamos um grupo de 19 crianças (8 meninos e 11 meninas). Foi utilizado o método de observação de sujeito focal. Para cada sujeito focal foram realizadas seus sessões de 10-minutos. Verificou-se que o sorriso com exposição dos dentes superiores foi significativamente mais freqüente que as outras formas de expressão. A freqüência do sorriso com exposição dos dentes superiores e inferiores e do riso foi equivalente e ambos ocorreram mais freqüentemente que o sorriso sem exposição dos dentes. Encontrou-se correlação negativa significativa entre o sorriso sem exposição dos dentes e aquele com exposição dos dentes superiores e correlação positiva significativa entre o sorriso com exposição dos dentes superiores e inferiores e o riso. Nossos resultados confirmam a sugestão de CHEYNE (1976) de que o sorriso é uma categoria motivacional heterogênea, embora o padrão de correlações encontrado não tenha sido exatamente o mesmo: Cheyne encontrou correlação negativa entre o sorriso sem exposição dos dentes e aquele com exposição das duas fileiras de dentes.

Keywords : Comunicação não verbal; Riso; Sorriso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )