SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Transformações da psicologia genética cognitiva e da epistemologia genéticaAlgumas relações entre psicologia e religião índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

OTTA, Emma  y  SARRA, Simone. Um estudo sobre o sorriso e o riso em crianças de quatro a cinco anos. Psicol. USP [online]. 1990, vol.1, n.1, pp. 13-24. ISSN 1678-5177.

O sorriso foi mais estudado que o riso e ambos foram focalizados especialmente em bebês, no contexto de interação com a mãe. No nosso estudo, focalizamos um grupo de crianças maiores (4-5 anos), em interação entre si. Seguindo a sugestão de CHEYNE (1976) diferenciamos três tipos de sorriso: sem exposição dos dentes, com exposição dos dentes superiores e com exposição dos dentes superiores e inferiores. Acrescentamos na análise, o riso, que não foi examinado por este autor. Observamos um grupo de 19 crianças (8 meninos e 11 meninas). Foi utilizado o método de observação de sujeito focal. Para cada sujeito focal foram realizadas seus sessões de 10-minutos. Verificou-se que o sorriso com exposição dos dentes superiores foi significativamente mais freqüente que as outras formas de expressão. A freqüência do sorriso com exposição dos dentes superiores e inferiores e do riso foi equivalente e ambos ocorreram mais freqüentemente que o sorriso sem exposição dos dentes. Encontrou-se correlação negativa significativa entre o sorriso sem exposição dos dentes e aquele com exposição dos dentes superiores e correlação positiva significativa entre o sorriso com exposição dos dentes superiores e inferiores e o riso. Nossos resultados confirmam a sugestão de CHEYNE (1976) de que o sorriso é uma categoria motivacional heterogênea, embora o padrão de correlações encontrado não tenha sido exatamente o mesmo: Cheyne encontrou correlação negativa entre o sorriso sem exposição dos dentes e aquele com exposição das duas fileiras de dentes.

Palabras clave : Comunicação não verbal; Riso; Sorriso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )