SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Socialização: um problema de mediação?Saber ou ignorância: Piaget e a questão do conhecimento na escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

PEREZ-RAMOS, Aidyl M. de Queiroz. Modelos de prevenção: perspectivas dos programas de estimulação precoce. Psicol. USP [online]. 1990, vol.1, n.1, pp. 67-75. ISSN 1678-5177.

Propõe um modelo integrativo dos três níveis de prevenção em saúde mental, destinado à estruturação dos programas de estimulação multifocal. O modelo apresenta uma perspectiva aberta na interrelação dos níveis de prevenção, das funções dos integrantes das equipes atuantes no desenvolvimento dos referidos programas e nos processos de diagnóstico e intervenção pertinentes. O modelo apresentado resulta dos progressos alcançados no campo da estimulação precoce vinculados à abrangência de sua aplicação, aos novos tipos de programas, ao crescimento das equipes e à vinculação contínua entre aqueles processos. O desenvolvimento da proposição e as conclusões dela derivadas demonstram novas conquistas para o desenvolvimento científico na área, alicerçadas nos progressos anteriormente obtidos. Evidenciam também expressiva funcionalidade podendo o modelo apresentado constituir um esquema referencial coerente para elaboração de pesquisas pertinentes e uma alternativa promissora para o bem estar da criança e também de sua família.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Estimulação precoce.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )