SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Jean Piaget, adolescent idéalMotivação no trabalho: abordagens teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

CARVALHO, Ana Maria Almeida  e  CARVALHO, João Eduardo Coin de. Estratégias de aproximação social em crianças de dois a seis anos. Psicol. USP [online]. 1990, vol.1, n.2, pp. 117-126. ISSN 1678-5177.

Investiga estratégias de abordagens de parceiros sociais em crianças de 2 a 6 anos, observadas em situação de atividade livre. Analisa 108 episódios de abordagem social extraídos de registros em vídeo. Além das variáveis sexo e idade dos sujeitos, e desenlace dos episódios, já focalizadas na literatura, explora relações entre as formas de abordagem e algumas variáveis do contexto, tais como composição e configuração espacial do grupo abordado, tipo de atividade em que os parceiros abordados estão envolvidos, tipo de relação entre os membros do grupo e grau de familiaridade da criança com o grupo. Os resultados indicam a importância da orientação visual como recurso de obtenção de informações para a abordagem. Eles também indicam a preferência pela abordagem de grupos de crianças de sexo igual ao do sujeito, assim como a adequação entre a ação do sujeito e o que caracteriza a atividade do grupo. O desenlace positivo se mostrou correlacionado com o tempo de permanência do sujeito no grupo, com a ocorrência de intermediação através de adulto ou de objeto, e com a adequação à atividade do grupo. Sugere algumas direções de pesquisa futura sobre o tema.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; Interação Social; Interação Interpessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )