SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Estratégias de aproximação social em crianças de dois a seis anosA personalidade narcisista segundo a Escola de Frankfurt e a ideologia da racionalidade tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

PEREZ-RAMOS, Juan. Motivação no trabalho: abordagens teóricas. Psicol. USP [online]. 1990, vol.1, n.2, pp. 127-140. ISSN 1678-5177.

Analisa, sucintamente, as principais teorias atuais sobre motivação no trabalho. Com esse fim as mesmas são agrupadas em "teorias de conteúdo" (identificação das necessidades e exame dos comportamentos dirigidos a satisfazê-las) e teorias de processo (comportamento motivacional consciente e racional). Nesse contexto classificatório são objetos de revisão, sob o enfoque de "conteúdo", as teorias da Hierarquia de Necessidades (Maslow), teorias X e Y (McGregor), Teoria Bifatorial de Motivação-Higiene (Herzberg), Teoria sobre poder, afiliação e realização (McClelland), Teoria E. R. G. (Alderfer) e Teoria Z (ouchi), entre outras, tomadas como parâmetros de referência. No enfoque de "processo" motivacional, a revisão efetuada inclui as seguintes formulações teóricas: Teoria da Comparação Social (Festinger), Teoria da Eqüidade (Adams), Teoria da Expectância, conhecida também como da instrumentalidade, e ainda como Teoria VIE (Vroom), Teoria do Estabelecimento de Metas (Locke), Teoria de Desempenho-Satisfação (Porter & Lawer), Teorias de Atribuição (da Atribuição Causal, (Kelly), da Avaliação Cognitiva, (Heider) e da Auto-percepção, (Bem). O nível de interesse, em relação ao tema da motivação no trabalho, vem crescendo consideravelmente no ambiente acadêmico e, também, no campo empresarial. A criação de um clima de trabalho estimulador, satisfatório e produtivo será benéfico, tanto para a organização como para seus integrantes. Importantes implicações práticas podem ser derivadas das contribuições teóricas expostas. Seu valor baseia-se na sua potencialidade de sensibilizar pesquisadores e gerentes sobre a importância dos fatores de motivação que podem incidir sobre o comportamento dos indivíduos na situação de trabalho.

Palavras-chave : Motivação do trabalhador; Satisfação no trabalho; Atitudes do trabalho; Psicologia Industrial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )