SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1-2Sistemas lógicos e sistemas de significação na obra de Jean PiagetLenguaje, sistemas de significación y pensamiento formal en adolescentes sordos: el lenguaje revestido de operación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

HEGENBERG, Leonidas. A lógica e a teoria de Jean Piaget: a implicação significante. Psicol. USP [online]. 1991, vol.2, n.1-2, pp. 25-32. ISSN 1678-5177.

O termo "implicação" tem como referente principal o que se poderia denominar "situação dedutiva", isto é, cabe afirma "P1, P2, ...., Pn implicam C" sempre que C, seja conclusão deduzível das premissas Pi (com i variando de 1 a n). A implicação, nesse caso (e em casos de inferências similares) admite a leitura com o condicional "Se, então". Não raro, o condicional é usado para ler o composto 'p q', do cálculo proposiocional, construído com o juntor filônico, assim chamado em homenagem a Filon, de Megara, o que provoca certas dificuldades, particularmente se ele sugere ter havido dedução. A par disso, o condicional "Se, então" ocupa um posto de relevo nas explicações (inclusive as causais). Identificando os vários empregos de "Se, então, caracteriza-se o significado apropriado de 'implicação significante' (termo introduzido por Piaget) e se mostra de que modo permite superar a dicotomia operações-causalidade.

Palabras clave : Lógica; Jean Piaget; Implicação significante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )