SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1-2Lenguaje, sistemas de significación y pensamiento formal en adolescentes sordos: el lenguaje revestido de operaciónO inconsciente na interação humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

ARCARO, Nicolau Tadeu. Investigação de aspectos da clientela e sistema de atendimento de um ambulatório de saúde mental. Psicol. USP [online]. 1991, vol.2, n.1-2, pp. 49-63. ISSN 1678-5177.

O presente trabalho consiste num estudo descritivo a respeito de características da clientela e do atendimento prestado por um ambulatório de saúde mental do serviço público do Estado de São Paulo. Utilizou-se um sistema de análise de conteúdo, constituído por 15 itens referentes a aspectos do conteúdo dos prontuários e folhas de triagem da instituição. Foram construídos conjuntos de categorias para a descrição quantitativa de 12 desses ítens e, em três deles, onde não se aplicava tal método, foram utilizadas outras formas sistemáticas de descrição. Os resultados apresentam informações de interesse sobre a clientela e permitem uma análise crítica do sistema de atendimento, sugerindo mudanças produtivas. Levantaram-se questões e hipóteses visando a futuras investigações. A análise envolveu, ainda, referências a contradições da política de saúde mental do governo, com respeito ao sistema de atendimento. Enfatizou também a necessidade de ações políticas e sociais para resolver muitos dos problemas apresentados pela clientela.

Palavras-chave : Saúde mental comunitária; Psicologia comunitária; Programas de saúde mental; Serviços de saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )