SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1-2Patiente evaluation and attendance system of a mental health centerDescription of some variables in the behaviour of expecting for previously rewards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

DAMERGIAN, Sueli. O inconsciente na interação humana. Psicol. USP [online]. 1991, vol.2, n.1-2, pp. 65-76. ISSN 1678-5177.

Este trabalho mostra a necessidade de inscrever o objeto da Psicologia Social na mais ampla tradição da disciplina, fundamentada na escola da Gestalt, na teoria de Kurt Levin, que permitem concebe-lo em sua totalidade e complexidade, o que não tem sido feito por algumas tendências dominantes na Psicologia Social brasileira. Traz a proposta de valorização do inconsciente no estudo da interação humana, o que pressupõe um objeto abrangente para a Psicologia Social. Sem um tal objeto não é possível a construção de teorias que possam conter em seu bojo o estabelecimento de relações entre o destino individual e os destinos da sociedade, a compreensão da vida social através da participação de sujeitos psicológicos e concretos que habitam suas estruturas. Essa proposta leva a uma concepção de objeto da Psicologia Social fundamentada na tradição a que nos filiamos e que nos permite colocá-lo em consonância com a Psicanálise, chegando-se a um modelo de sujeito epistêmico em Psicologia Social. Indica um caminho para o exame da troca afetiva, implícita na interação psicológica, onde o inconsciente adquire um papel fundamental e torna viável um modelo de saúde mental.

Keywords : Psicologia Social; Inconsciente; Interação humana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )