SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1-2Investigação de aspectos da clientela e sistema de atendimento de um ambulatório de saúde mentalDescrição de algumas variáveis no comportamento de esperar por recompensas previamente escolhidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

DAMERGIAN, Sueli. O inconsciente na interação humana. Psicol. USP [online]. 1991, vol.2, n.1-2, pp. 65-76. ISSN 1678-5177.

Este trabalho mostra a necessidade de inscrever o objeto da Psicologia Social na mais ampla tradição da disciplina, fundamentada na escola da Gestalt, na teoria de Kurt Levin, que permitem concebe-lo em sua totalidade e complexidade, o que não tem sido feito por algumas tendências dominantes na Psicologia Social brasileira. Traz a proposta de valorização do inconsciente no estudo da interação humana, o que pressupõe um objeto abrangente para a Psicologia Social. Sem um tal objeto não é possível a construção de teorias que possam conter em seu bojo o estabelecimento de relações entre o destino individual e os destinos da sociedade, a compreensão da vida social através da participação de sujeitos psicológicos e concretos que habitam suas estruturas. Essa proposta leva a uma concepção de objeto da Psicologia Social fundamentada na tradição a que nos filiamos e que nos permite colocá-lo em consonância com a Psicanálise, chegando-se a um modelo de sujeito epistêmico em Psicologia Social. Indica um caminho para o exame da troca afetiva, implícita na interação psicológica, onde o inconsciente adquire um papel fundamental e torna viável um modelo de saúde mental.

Palavras-chave : Psicologia Social; Inconsciente; Interação humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )