SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1-2O inconsciente na interação humanaPsicologia ambiental: uma nova abordagem da psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

KERBAUY, Rachel Rodrigues  e  BUZZO, Marina Plastina. Descrição de algumas variáveis no comportamento de esperar por recompensas previamente escolhidas. Psicol. USP [online]. 1991, vol.2, n.1-2, pp. 77-84. ISSN 1678-5177.

O presente experimento foi realizado com o objetivo de verificar se a escolha por recompensas dependia do conhecimento da situação, de treino anterior em autocontrole, ou se a situação experimental favorecia a aprendizagem de autocontrole, definido como esperar por recompensa maior. O procedimento consistiu em colocar a criança em situação de escolha entre uma recompensa menor imediata e outra maior, porém atrasada. O tempo de espera foi definido pelo experimentador como sendo de 15 minutos, sem conhecimento da criança. As crianças, 27, foram selecionadas do fichário da primeira série de uma escola pública e com idades variando entre é,7 anos a 7,10 anos. Os sujeitos entrevistados eram considerados como tendo contacto prévio com o experimentador. Dos sujeitos, 13, não foram entrevistados antes do experimento. Metade dos sujeitos tinham a recompensa visível e metade escondida. Os resultados mostraram que os grupos não diferiam entre si quanto o esperar por recompensa imediata ou atrasada, por conhecer previamente o experimentador ou por ter a recompensa visível ou escondida. Os sujeitos aprendiam com a situação experimental e passaram a esperar após serem submetidos a ela mas três das crianças não esperavam mesmo após cinco tentativas. No entanto outros sujeitos esperaram na primeira ou após somente duas tentativas. Os resultados são discutidos em lermos da necessidade de novos experimentos em que se registre a fala das crianças durante a espera para esclarecer algumas variáveis como: reforço, situação experimental, tempo de espera.

Palavras-chave : Autocontrole; Comportamento de escolha; Recompensas; Modificação do comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )