SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1-2O papel do registro de observação de comportanentos e da quantificação no diagnóstico clínico comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

CARONE, Iray. De Frankfurt à Budapest: os paradoxos de uma psicologia de base Marxista. Psicol. USP [online]. 1991, vol.2, n.1-2, pp. 111-120. ISSN 1678-5177.

A teoria do indivíduo está entre parênteses, dentro de uma perspectiva marxista. Objetivo principal a ser alcançado pela praxis social, o indivíduo não é aínda, rigorosamente falando, na medida em que perduram as condições impeditivas ao desenvolvimento de sua plástica potencialidade histórica. Daí que a Psicologia Social de Th. Adorno pode ser considerada uma Psicologia negativa porquanto denuncia a reificação da subjetividade humana sob o impacto das relações sociais capitalistas. Na obra filosófica de Agnes Heller, o indivíduo é tematizado como um tipo ideal cujo fundamento empírico se encontra nas novas inclinações e necessidades que estão despontando no homem da modernidade capitalista. De qualquer maneira, o estatuto científico da Psicologia está em questão na medida em que o seu objeto principal -o indivíduo- não estiver ainda objetivado historicamente.

Palavras-chave : Psicologia social; Psicologia negativa; Indivíduo; Necessidades; Tipo ideal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )