SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1-2Grupos de convívio no Rio de Janeiro (século XIX)A família na doutrina social da Igreja e na política social do Estado Novo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. Mulher e divórcio em São Paulo na Primeira República (1890-1930). Psicol. USP [online]. 1992, vol.3, n.1-2, pp. 37-44. ISSN 1678-5177.

Tendo como base processos civis de separação contenciosa, na época chamada de divórcio, o texto que se segue examina diferentes padrões de conflitos familiares na cidade de São Paulo, entre 1890 e 1930. Entre famílias de elite, cujos bens advinham em geral do café, o risco da divisão da fortuna familiar acentua os valores patriarcais da família extensa. No entanto, testemunhas de mulheres, geralmente empregados ou ex-escravos, descrevem cenas domésticas em que se pode observar mulheres desempenhando papéis informais em contradição com esses valores. Entre famílias de imigrantes estrangeiros, então recentemente estabelecidos, a questão da sobrevivência material e cultural está no centro do conflito. Esses problemas colocam em xeque os papéis formais de marido e mulher.

Palavras-chave : Família [Brasil]; Mulheres [Brasil]; Divórcio [Brasil]; Relações Familiares; Processos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )