SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1-2Novas imagens da família "à brasileira"A contribuição da psicanálise aos estudos sobre família e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SARTI, Cynthia Andersen. Contribuições da antropologia para o estudo da família. Psicol. USP [online]. 1992, vol.3, n.1-2, pp. 69-76. ISSN 1678-5177.

Este artigo aborda a contribuição dos estudos sobre o parentesco para a compreensão do que é a família. Sem pretender dar conta de toda a contribuição antropológica, trata particularmente de como a Antropologia contribuiu para pensar o caráter social (e não natural) da família e a não universalidade do nosso modelo de família nuclear. Destaca o significado do casamento e do tabu do incesto como instituições sociais, sobretudo a partir da obra de Lévi- Strauss, e sua contribuição para o pensamento antropológico sobre o parentesco. A decomposição das diversas relações que compõem o parentesco e a família, tal como apresentada no texto, esclarece que a mudança na família não é um processo totalizante.

Palavras-chave : Família; Estrutura de parentesco; Tabu; Casamento; Antrolopogia Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )