SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1-2Contribuições da antropologia para o estudo da famíliaA família de classe média atual no Rio de Janeiro: algumas considerações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

KUPFER, Maria Cristina Machado. A contribuição da psicanálise aos estudos sobre família e educação. Psicol. USP [online]. 1992, vol.3, n.1-2, pp. 77-82. ISSN 1678-5177.

O presente trabalho discute as concepções psicanalíticas a respeito da família e da educação, procurando demonstrar que, para a Psicanálise, a família não é entendida como um modulo da vida social, mas como uma estrutura no seio da qual se constitui a posição de um sujeito frente à sexuação. Por isso, o estudo das relações entre família e educação parece não caber no âmbito da Psicanálise. Porém, os escritos de Jurandir Freire Costa, um psicanalista preocupado em discutir as relações entre os determinantes sócio-culturais e os psicanalíticos, ajudam a apontar na direção de uma integração entre as leituras sociológica e psicanalítica da família e da educação.

Palavras-chave : Família; Educação; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )