SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A modularidade da memória e o sistema nervosoMemória humana: aspectos clínicos e modulação por estados afetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

OLIVEIRA, Maria Gabriela Menezes  e  BUENO, Orlando F. A.. Neuropsicologia da memória humana. Psicol. USP [online]. 1993, vol.4, n.1-2, pp. 117-138. ISSN 1678-5177.

A síndrome amnésica do lobo temporal medial tem por característica básica uma severa amnésia anterógrada, eventualmente acompanhada de amnésia retrógrada. Seus efeitos não se restringem a uma modalidade sensorial ou qualidade do material. Outras capacidades cognitivas, memória imediata, assim como a capacidade de aprender e reter tarefas que não exijam a lembrança de eventos específicos, permanecem intactas. Uma das estruturas críticas envolvidas é o hipocampo. Na amnésia de Korsakoff há lesões talâmicas e dos corpos mamilares, mas a destruição de conexões destas estruturas pode ser também importante. Tanto na amnésia do lobo temporal medial, como em Korsakoff é afetada a memória declarativa (ou explícita) mas não a de procedimento (ou implícita). Estruturas cerebrais que embasam a memória implícita ainda não foram identificadas de todo. O estriado pode estar envolvido; o efeito de pré-ativação possivelmente ocorre no neocórtex; o papel do cerebelo no condicionamento clássico de respostas motoras foi demonstrado.

Palavras-chave : Memória; Neuropsicologia; Cérebro; Amnésia; Distúrbios cerebrais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )