SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2Memória humana: aspectos clínicos e modulação por estados afetivosPsicofísica da memória: equivalência funcional entre julgamentos mnemônicos e perceptuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

OLIVEIRA-CASTRO, Jorge M. de. "Fazer na cabeça": análise conceitual, demonstrações empíricas e considerações teóricas. Psicol. USP [online]. 1993, vol.4, n.1-2, pp. 171-202. ISSN 1678-5177.

O conceito 'fazer na cabeça' na linguagem cotidiana indica que seu uso: I) é metafórico; II) negativo, pois indica que certos comportamentos deixam de ocorrer; e III) não caracteriza necessariamente atividades 'mentais'. As teorias psicológicas têm interpretado o conceito positivamente, como se este indicasse que alguma coisa ocorre, só que em outro lugar ou de outra forma. Propõe-se que o conceito seja interpretado negativamente, através da investigação das condições necessárias e suficientes para a diminuição de 'respostas intermediárias'. Os resultados de três experimentos demonstram que as respostas intermediárias diminuem, de maneira ordenada, com o aumento de tentativas. Os conceitos de 'redução no atraso de reforço', 'transferência de estímulo' e 'níveis de respostas' são sugeridos para explicar a diminuição de respostas intermediárias.

Palavras-chave : Memória; Behaviorismo Aprendizagem verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )