SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2"Fazer na cabeça": análise conceitual, demonstrações empíricas e considerações teóricasA teoria do inconsciente como teoria da memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

SOUSA, Fátima Faleiros  e  SILVA, José Aparecido da. Psicofísica da memória: equivalência funcional entre julgamentos mnemônicos e perceptuais. Psicol. USP [online]. 1993, vol.4, n.1-2, pp. 203-246. ISSN 1678-5177.

Realizaram-se 4 experimentos para testar as hipóteses do Modelo Reperceptual e de Tendência Central de Julgamentos. No Exp. 1 foi estimado a área de estados brasileiros; Exp. 2, a distância linear entre Brasília e capitais de estados, seja na presença de um mapa ou de memória após estudá-lo. Exps. 3 e 4, estimaram-se áreas ou distâncias perceptualmente ou após intervalos de diversas durações. Os resultados mostram: 1) a lei psicofisica de Stevens descreve bem tanto as estimativas perceptuais quanto as feitas de memória; 2) os expoentes derivados das estimativas percebidas são maiores que os feitos de memória; 3) os expoentes de memória diminuem, mas não regularmente, com o aumento do intervalo de tempo e 4) o Modelo de Tendência Central bem como uma hipótese alternativa que considera a amplitude dos estímulos, foram favorecidos pela tendência central dos dados obtidos.

Palavras-chave : Memória; Psicofisica; Distância aparente; Percepção Visual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )