SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1-2The theory of unconscious as a theory a memoryResearch on social memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia USP

On-line version ISSN 1678-5177

Abstract

ADES, César  and  BOTELHO, Andrea. Lembranças ligadas ao "eu": equivalência das representações de amigos e inimigos. Psicol. USP [online]. 1993, vol.4, n.1-2, pp. 261-276. ISSN 1678-5177.

Greenwald e Banaji (1989) mostraram que palavras comuns ligadas a termos relevantes do ponto de vista da pessoa (como nomes de amigos) são melhor lembradas do que palavras ligadas a termos sem a mesma relevância (como nomes de desconhecidos) e propuseram uma interpretação do efeito em termos de diferenças no processamento cognitivo destes materiais. A fim de testar uma interpretação alternativa, replicou-se o estudo mencionado, usando, além de nomes de amigos e de desconhecidos, nomes de pessoas de quem os sujeitos não gostavam (inimigos). Verificou-se efeitos equivalentes no caso de amigos e inimigos e uma superioridade de ambos sobre os nomes de desconhecidos. O nível afetivo do relacionamento (gostar-não gostar) não afetou a memória. Os resultados reforçam uma hipótese cognitiva da facilitação mnêmica.

Keywords : Memória; Processos cognitivos; Processos Afetivos; Retenção; Eu.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )