SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2Halbwachs: memória coletiva e experiênciaHistória, história social, história oral, folclore índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

BUENO, Belmira Oliveira; SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara  e  SOUZA, Maria Cecilia C.C. de. Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a formação de professores. Psicol. USP [online]. 1993, vol.4, n.1-2, pp. 299-318. ISSN 1678-5177.

O trabalho analisa os fundamentos teóricos e as potencialidades práticas de formação de professores baseados em interpretações autobiográficas e relatos de formação intelectual. Discute questões teóricas relativas à memória individual e coletiva, aos processos tradicionais de educação docente e aos estudos sobre gênero, em especial sobre a condição feminina e o trabalho de magistério. Destaca e analisa também a fecundidade da proposta de geração de uma contra-memória profissional, mediante a produção de autobiografias e relatos, no processo deformação continuada de professores.

Palavras-chave : Memória; Formação de Professores; Mulheres; Autobiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )