SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2A alteridade da arte: estética e psicologiaAs portas do sonho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia USP

versión On-line ISSN 1678-5177

Resumen

MOTTA, Leda Tenório da. A voz do outro na literatura: Proust. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 61-72. ISSN 1678-5177.

No universo do romance de Marcel Proust, "Em Busca do Tempo Perdido", universo inteiramente subssumido numa voz narrativa, o sentido insiste em correr por fora do discurso, paradoxalmente. No romance, todos os personagens mentem, porque na linguagem estamos, sempre, todos deslocados. O sentido surge de desvios intrínsecos ao discurso: lapsos. Será que por essa via se forja uma abertura da escuta ao Outro? Ou será que essa via denuncia a recusa obstinada da orelha em perceber novas formas, uma resistência à voz do Outro, na exata medida em que esse outro conta? Será que uma poética da mentira se institui porque o outro existe? A modernidade literária, aqui representada por Proust, faz desse ardil da linguagem um modo de tornar a obra um problema.

Palabras clave : Literatura; Linguagem Crítica literária; Mentira; Proust, Marcel; 1871-1922.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )