SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2A voz do outro na literatura: ProustRumo a uma nova barbárie índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

MENESES, Adélia Toledo Bezerra de. As portas do sonho. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 73-90. ISSN 1678-5177.

Este ensaio trata da metáfora das "Portas do Sonhos", extremamente importante na Antiguidade clássica. A "teoria" segundo a qual os sonhos passam ou pela porta de chifre (e se realizam) ou pela de marfim (e são falsos) foi e tem a aparente aleatoriedade de suas metáforas "resolvida" por um trocadilho que se estabelece no grego. Isso postula uma reflexão sobre o Witz e sobre as relações entre Linguagem e Mito. Tal topos repontará na Eneida de Virgílio, no Canto VI, a "Descida aos Infernos" - lugar onde se reencontra o passado e se gesta o futuro. É significativo que nas duas epopéias que fazem da viagem seu motivo central (respectivamente, de Ulisses e de Enéias), aponte-se para a existência dessa outra qualidade de viagem, que é aquela rumo ao mundo das profundezas: insinuação de uma passagem do épico ao psicológico?

Palavras-chave : Sonho; Mitologia grega; Metáfora; Mitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )