SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2Lasar Segall e sua crítica no contexto da modernidadeUm palco de espelhos: narcisismo e contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

FELICIO, Vera Lúcia Gonçalves. A ação teatral: espaço da ambivalência, tempo da reciprocidade. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 115-129. ISSN 1678-5177.

A Junção teatral no imaginário de Mallarmé, não pode ser compreendida separadamente à da dança. Ê através da relação com a exterioridade que a inferioridade se apreende. A cisão metafísica tradicional é questionada quando, na figura da bailarina, "anjo-mulher", a esfera celeste e a terrestre se interpenetram: mulher e idéia, oferta e recusa, ela é a metáfora do Polemos Heraclitiano ou da unidade concebida enquanto "luta dos contrários". O "entreaberto" e o "entrevisto" celebram o "estar em suspenso", noção dialética que percorre todo o seu imaginário. Analogamente, na esfera teatral, o ator se possuí somente após passar pela dispersão do olhar múltiplo que é o público. O teatro só existe nesta relação de reciprocidade. Tempo de oscilação, o teatro (juntamente com a dança) traça uma espiral ascensional, deslanchando um gesto perpétuo de fuga de um centro imóvel. É a proposta de Mallarmé através de uma Estética da "ambivalência".

Palavras-chave : Teatro; Dança; Imaginação; Reciprocidade; Ambivalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )