SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2Outro espaço: aspectos do design e do habitat informal nas grandes metrópolesconceito de representação social: a questão do indivíduo e a negação do outro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Tempo e indivíduo no mundo contemporâneo: o sentido da morte. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 157-172. ISSN 1678-5177.

As relações que os homens compartilham na sociedade, entre elas a própria forma como percebem o tempo, permitem-lhes atribuir significados específicos a várias dimensões de sua existência. O que se pretende nesta comunicação é refletir sobre o sentido que a morte adquire para os indivíduos na sociedade contemporânea e, através dessa reflexão, discutir o próprio significado que atribuem à vida. Com essa finalidade, discorrer-se-á sobre alguns traços da vida social na modernidade, principalmente sobre a emergência do indivíduo livre e sobre as alterações que se fizeram sentir na noção de tempo. Em seguida, os mesmos traços serão identificados no mundo contemporâneo. A percepção das alterações de significado que a vida e a morte sofreram na vivência contemporânea das pessoas emergirá, espera-se, da comparação entre os dois momentos.

Palavras-chave : Morte; Percepção do tempo; Sociedade; Individualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )