SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2O fantasma do fim da história e a positividade do princípio femininoCorpo desviante: olhar perplexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

RODRIGUES, Arakcy Martins. O outro no trabalho: a mulher na indústria. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 221-244. ISSN 1678-5177.

Este artigo analisa dados obtidos em cinco fábricas de tamanhos e ramos diferentes, levantados com o objetivo de revisitar as tarefas femininas depois da introdução de novos campos para as mulheres na indústria e novas tecnologias. Apesar de algumas regularidades encontradas (dicotomia produção-embalagem, apropriação masculina da tecnologia etc.), uma visão mais global impõe a conclusão de que, em relação à tarefa, existe uma busca da diferença e da inferioridade feminina, construída a partir da utilização dos recursos materiais e técnicos disponíveis em cada caso. Modelos teóricos sociológicos e psicanalíticos são evocados para explicar a produção social da alteridade no trabalho a partir do gênero, que se revela muito forte, confundindo-se mesmo, ao que parece, com o ato fundador da cultura de uma sociedade.

Palavras-chave : Trabalho feminino; Diferenças sexuais humanas; Indústria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )