SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2O outro no trabalho: a mulher na indústriaA experiência do"outro" na antropologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

AMARAL, Lígia Assumpção. Corpo desviante: olhar perplexo. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 245-268. ISSN 1678-5177.

No bojo da ampla questão da intolerância à diversidade, o artigo procura identificar alguns elementos presentes nas interações pessoais que envolvam um parceiro portador de corpo desviante, diferente, deficiente ou atípico e, portanto, estigmatizado: perplexidade, estranheza, atração/repulsa, fascínio/terror, rejeição, negação etc. Para consubstanciar a reflexão são explorados alguns conceitos como os de corpo, desvio, anormalidade, anomalia, mecanismos de defesa, sentimentos, atitudes, preconceitos, estereótipos e estigma. A metáfora do monstro é utilizada como forma de exploração da dimensão sócio-histôrica frente ao insólito, ao grotesco, ao anômalo; dimensão essa que permite identificar ou inferir os valores que engendram a cristalização do estigma imputado àqueles que têm (ou são, como diria Sartre) um corpo desviante.

Palavras-chave : Imagem corporal; Deficientes; Atitudes estereotipadas; Estigma; Deformidade; Interação interpessoal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )