SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2A experiência do"outro" na antropologiaA questão da alteridade na teoria da sedução generalizada de Jean Laplanche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

FERNANDES, Maria Inês Assumpção. A subjetividade à luz de uma teoria de grupos. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 285-296. ISSN 1678-5177.

O propósito deste trabalho é refletir sobre a problemática referente à construção do sujeito na interação social A partir da apresentação dos pressupostos de uma Psicologia Social entrelaçada a uma teoria/técnica sobre os grupos, discutiremos a concepção de subjetivo que dela se depreende. Por intermédio e da própria problematizaçâo, a linha de pensamento que vai se concretizando procura instalar, no âmbito da Psicologia, a exigência de se considerar nuclear o papel determinante da experiência vincular social na constituição da subjetividade. Nessa perspectiva discutiremos o grupo como horizonte imediato da experiência e lugar privilegiado de investigação. Os "processos" psíquicos que definem a maneira de perceber o mundo e as condutas daí decorrentes são pensadas como produzidas a partir de duas ordens: a biológica e a histórico-social.

Palavras-chave : Subjetividade; Grupos sociais; Interação social; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )