SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1-2A subjetividade à luz de uma teoria de gruposO outro em Lacan: conseqüências clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

FIGUEIREDO, Luís Claudio Mendonça. A questão da alteridade na teoria da sedução generalizada de Jean Laplanche. Psicol. USP [online]. 1994, vol.5, n.1-2, pp. 297-308. ISSN 1678-5177.

Neste artigo é apresentada uma síntese da Teoria da Sedução Generalizada de Jean Laplanche enfatizando-se a incidência decisiva do encontro com a alteridade - as mensagens enigmáticas do mundo adulto - nos processos de constituição e reconstituição do si. Em seguida, é posta em questão a própria noção de 'alteridade' assumida implicitamente por Laplanche: procura-se mostrar que o psicanalista francês trabalha com uma noção 'positivista' de alteridade em que esta é concebida como ente-já-constituído. Em contraposição, argumenta-se que a noção de 'enigma' exige uma ontologia não positivista em que a alteridade seja tomada como emergência, ou seja, como o que brota no acontecimento inaugural em que o si e o outro vêm a ser.

Palavras-chave : Subjetividade; Psicanálise; Teoria psicanalítica; Tempo; Sedução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )